sábado, 24 de dezembro de 2011

NATAL CONSCIENTE

o Natal feliz? por Rubem Alves

Natal me deixa triste. Porque, por mais que o procure, não o encontro. Natal é uma celebração. As celebrações acontecem para trazer do esquecimento uma coisa querida que aconteceu no passado. A celebração deve ser semelhante à coisa celebrada.

Não posso celebrar a vida de Gandhi com um churrasco. Ele era vegetariano, amava os animais. Uma celebração de Gandhi teria de ser feita com verduras, água, leite e um falar baixo. Mais a leitura de alguns textos que ele deixou escritos. Assim Gandhi se tornaria um dos hóspedes da celebração.

Agora, um visitante de outro planeta que nada soubesse das nossas tradições, se ele comparecesse às festas de Natal, sem que nenhuma explicação lhe fosse dada, ele concluiria que o objeto da celebração deveria ser um glutão, amante das carnes, bebidas, do estômago cheio, das conversas em voz alta, do desperdício.

Nossas celebrações de Natal são como as cascas de cigarra agarradas às árvores. Cascas vazias, das quais a vida se foi. Se perguntar às crianças o que é que está sendo celebrado, eles não saberão o que dizer. Dirão que o Natal é dia do Papai Noel, um velho barrigudo de barbas brancas amante do desperdício, que enche os ricos de presentes e deixa os pobres sem nada. Pois é certo que as celebrações do Natal são orgias de ricos, celebrações do desperdício e lixo. Celebrações do lixo? Aquelas pilhas de papel de presente colorido em que vieram embrulhados os presentes, não são elas essenciais às celebrações? Rasgados, amassados, embolados num canto. Irão para o lixo. Quantas árvores tiveram de ser cortadas para que aqueles papéis fossem feitos. Para quê? Para nada. A indiferença com que tratamos o papel de presentes é uma manifestação da indiferença com que tratamos a nossa Terra.

Estou convidando meus amigos para uma celebração de Natal. Ela deverá imitar a ceia que José e Maria tiveram naquela noite: velas acesas, um pedaço de pão velho, vinho, um pedaço de queijo, algumas frutas secas. À volta de um prato de sopa de fubá – comida de pobre –, tentaremos reconstruir na imaginação aquela cena mansa na estrebaria, um nenezinho deitado numa manjedoura, uma estrela estranha nos céus, os campos iluminados pelos vaga-lumes. E ouviremos as velhas canções de Natal, e leremos poemas, e rezaremos em silêncio. Rezaremos pela nossa Terra, que está sendo destruída pelo mesmo espírito que preside nossas orgias natalinas.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

POESIA DO DIA

Papai Noel as avessas

Papai Noel entrou pela porta dos fundos
(no Brasil as chaminés não são praticáveis),
entrou cauteloso que nem marido depois da farra.
Tateando na escuridão torceu o comutador
e a eletricidade bateu nas coisas resignadas,
coisas que continuavam coisas no mistério do Natal.
Papai Noel explorou a cozinha com olhos espertos,
achou um queijo e comeu.
Depois tirou do bolso um cigarro que não quis acender.
Teve medo talvez de pegar fogo nas barbas postiças
(no Brasil os Papai-Noéis são todos de cara raspada)
e avançou pelo corredor branco de luar.
Aquele quarto é o das crianças
Papai entrou compenetrado.
Os meninos dormiam sonhando outros natais muito mais lindos
mas os sapatos deles estavam cheinhos de brinquedos
soldados mulheres elefantes navios
e um presidente de república de celulóide.
Papai Noel agachou-se e recolheu aquilo tudo
no interminável lenço vermelho de alcobaça.
Fez a trouxa e deu o nó, mas apertou tanto
que lá dentro mulheres elefantes soldados presidente brigavam por causa do aperto.
Os pequenos continuavam dormindo.
Longe um galo comunicou o nascimento de Cristo.
Papai Noel voltou de manso para a cozinha,
apagou a luz, saiu pela porta dos fundos.
Na horta, o luar de Natal abençoava os legumes.

Carlos Drummond de Andrade

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

CESAR DA HORA...

Cesar da Hora, artista e ser de alma Nõmade, que errou pela cidade Itajaí, professor de Entalhe em Madeira da Casa de Cultura Dide Brandão,

com muita tristeza que informo seu falecimento, sua passagem na noite de ontem, dia 18/12/2011, aos 55 anos, se foi deste mundo, partiu para viver outras caminhadas...

A família de César e amigos comunicam que seu corpo será velado no Cemitério da Fazenda.

A equipe da Casa da Cultura Dide Brandão, está em luto, já que este local escolhido por César durante tantos anos para produzir e compartilhar sua arte, lastima a perda desse grande artista e companheiro de todos.

“Os que morreram na primavera

quem sabe guardarão pra si

na alma ou na lembrança,

o milagre da flor.



Os que morreram na primavera

talvez tenham (os mais sensuais)

um pouco de tristeza

por não poderem ficar, pelo menos

até o verão.



Os que morreram na primavera

nós sentiremos saudades:

uma saudade

como se desfolhássemos uma margarida.

Bento Nascimento
poeta itajaiense

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Fundação Cultural Palmares inaugura Biblioteca no DF

Biblioteca será reinaugurada com acervo de aproximadamente 17 mil itens
Joceline Gomes

Na tarde de hoje (15), a Fundação Cultural Palmares vai inaugurar a Biblioteca Oliveira Silveira e o Arquivo da Fundação em sua nova sede, em Brasília. Na ocasião, também vai ser lançada a Coleção Faces do Brasil – História e Cultura, organizada pela professora Jacy Proença e publicada pela Editora Ética do Brasil, em parceria com a FCP.

Com um acervo de aproximadamente 17 mil itens entre livros, folhetos, periódicos, imagens e CD-ROMs, a biblioteca abrirá suas portas para o público fazer pesquisas e consultar materiais diversos. Especializada em cultura afro-brasileira, o local reúne fotos, pinturas, cartazes e materiais museológicos, como arte quilombola, palharia, cerâmica e telas, que guardam parte da memória negra. Há ainda uma sala de vídeo com espaço para 16 pessoas e terminais para acesso à internet.

A biblioteca foi originalmente inaugurada no dia 20 de novembro de 1998, porém, com a mudança de sede, ficou desativada por alguns meses, e agora será reinaugurada sob o nome Biblioteca Oliveira Silveira, em homenagem a este grande militante do Movimento Negro brasileiro.

Oliveira Silveira – Professor, poeta e militante do Movimento Negro, foi o idealizador do Dia da Consciência Negra, juntamente com o Grupo Palmares de Porto Alegre, ainda na década de 1970. Gaúcho e autor de inúmeros poemas e textos literários, seu primeiro trabalho foi o poema Germinou (1962), tendo ainda publicado: Poemas Regionais (1968); Banzo, Saudade Negra (1970); Décima do Negro Peão (1974); Praça da Palavra (1976); Pêlo Escuro (1977); e Roteiro dos Tantãs (1981).

A Biblioteca Oliveira Silveira disponibiliza a listagem do seu acervo bibliográfico sobre a cultura negra e a história da Diáspora Africana para consulta pública no site: http://biblioteca.palmares.gov.br.

Coleção – A coleção Faces do Brasil – História e Cultura é composta por 37 obras redigidas por professores, pesquisadores e escritores negros e indígenas de 14 estados brasileiros. Organizada pela professora Jacy Proença, ativista histórica do movimento negro brasileiro, a coleção é destinada a alunos do ensino fundamental e médio.

Serviço
O quê: Inauguração da Biblioteca Oliveira Silveira e lançamento da coleção Faces do Brasil – História e Cultura
Quando: Dia 15 de dezembro de 2011 (quinta-feira), às 18h
Onde: Fundação Cultural Palmares – SCS (Setor Comercial Sul), quadra 09, 1º andar, Edifício Parque Cidade Corporate, Torre B – Brasília-DF

http://www.palmares.gov.br/?p=16692#comment-2132

2° Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras inscrições até 16/12

Foram prorrogadas até 16 de dezembro as inscrições para o 2° Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras. Realizado pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon) em parceria com a Fundação Cultural Palmares (FCP), o Prêmio tem como objetivo atender às expressões artísticas de estética negra dos segmentos de teatro, dança e artes visuais.



De acordo com Martvs das Chagas, diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira da FCP, a prorrogação das inscrições significa uma oportunidade a mais para que os interessados colaborem no sentido de enriquecer com propostas que somem para a promoção e valorização das expressões culturais afro-brasileiras.

A primeira seleção de projetos, realizada em 2010, trabalhou com a produção artística de matriz africana e em atendimento à demanda do Fórum de Performance Negra. Com o patrocínio da Petrobras, através da lei Rouanet, foi possível contemplar 20 projetos. Em sua segunda edição, o Prêmio tem como proposta contemplar outros 20 com até R$1.100 milhão em prêmios.

Os projetos serão avaliados de acordo com os critérios de excelência artística, histórica e efetiva contribuição artística para a cultura negra, pertinência do conteúdo à questão afro-brasileira, qualificação dos profissionais e viabilidade técnica de execução, com base no valor do prêmio.

Para participar os interessados devem acessar o site www.premioafro.org e consultar o edital.

http://www.palmares.gov.br/?p=16692

CARPE DIEM

Carpe diem,
Quam minimum crédula postero”
Aproveita o dia de hoje,
E evita confiar no de amanhã.
Horácio

a mesa, o sol
espera por nós dois
não há tempo, meu bem
para o que virá depois

A cidade acorda
e grita pro mundo:
tudo vai bem, tudo vai mal
tudo é um absurdo!

Vem comigo agora
e aproveita o dia
o tempo que resta
o resto de tudo
e restante de poesia

Lá fora, a dor, eu sei
esmaga, oprime e mata;
aqui dentro também
a vida, as vezes, pesa
a tristeza, as vezes, devasta

Não me iludo
nem sofro a mais:
é preciso primeiro salvar
o que há de melhor em nós

Carpe diem

Carpe diem é poema de Marcelo Alves (poeta de Biguaçu/SC)que virou canção e dá título ao segundo disco, do trio Jeremias sem Cão, também da cidade catarina.

Carpe Diem e outros trabalhos do Trio podem ser conhecidos através do site
http://www.myspace.com/jeremiassemcao

Jeremias sem Cão

Formada em maio de 2001 na cidade de Biguaçu/SC, inicialmente utilizando-se do pseudônimo do escritor conterrâneo Marcelo Alves, que havia criado alguns poemas e gostaria de musicá-los.

Após as primeiras apresentações a parceria com a poesia (que seria para um projeto específico) solidificou-se e de maneira gradativa veio a se tornar uma das principais características da banda.

Jeremias Sem Cão desenvolve um trabalho fortemente ligado à palavra deixando que esta forneça elementos tanto rítmicos quanto melódicos na composição.
http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/jeremias_sem_cao

duas ilhas e um céu...

Bike Bus: bicicleta também vai andar de ônibus



Desde o início do mês de abril, circulam na cidade de São Paulo alguns ônibus adaptados para transportar bicicletas na parte dianteira: os Bike Bus. A iniciativa é de uma das empresas paulistanas de ônibus, a Sambaíba, para incentivar as pessoas a deixarem o carro em casa.

Por enquanto, o serviço ainda não está disponível para a população e os Bike Bus estão circulando com os suportes de bicicleta vazios, apenas para ver como o veículo se adapta ao trânsito de São Paulo.

Quando realmente entrar em fase de teste – o que, segundo a SP Trans, ainda não tem data para acontecer –, a prefeitura traçará as rotas desses ônibus, que a princípio devem passar por regiões da cidade onde já existem ciclofaixas. Assim, o passageiro pode pedalar com segurança até o ponto de ônibus.

Se a iniciativa for bem aceita pela população, a Secretaria Municipal de Transportes promete implantar os suportes para bicicleta em todos os ônibus da cidade e, assim, transformar todos eles em Bike Bus.

Qual é a sua opinião sobre o projeto?
Vai funcionar?
Deve servir de modelo para outras cidades?

http://super.abril.com.br/blogs/planeta/bike-bus-bicicleta-tambem-vai-andar-de-onibus/

POESIA DO DIA

A maior riqueza do homem
é a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.
Palavras que me aceitam como sou - eu não aceito.

Não agüento ser apenas um sujeito que abre portas,
que puxa válvulas, que olha o relógio,
que compra pão às 6 horas da tarde,
que vai lá fora, que aponta lápis,
que vê a uva etc. etc.

Perdoai
Mas eu preciso ser Outros.
Eu penso renovar o homem usando borboletas.
Manoel de Barros

Conversa sobre Redes Sociais, Conectividade e Colaboração

Hoje , dia 15 de Dezembro, das 19:00 as 21:00
Casa da Maquinas - Lagoa da Conceição.

O tema redes sociais e conectividade será apresentado pela jornalista e netweaver Vivianne Amaral.
A especialista possui formação em Comunicação Social, especialização em Coordenação de Grupos Operativos, atua como consultora e facilitadora com abordagens referenciadas na ciência de redes sociais e conectividade facilitada pela web 2.0.

gratuito

Curta Conte-me o filme


O Coletivo de Cinema Campeche convida para Lançamento do curta-metragem Conte-me o filme, o Making On. dia 15 de dezembro de 2011, no Largo da Catedral, ás 20h

dê livros de presente

Cia Traço realiza mostra de teatro em Florianópolis

Dia Nacional da Economia Solidária 2011

"Hoje é o Dia Nacional da Economia Solidária, dia em que o companheiro Chico Mendes nasceu! E, desde a floresta, a luta de trabalhadoras-es pelos direitos e pela construção de uma sociedade justa, onde não há patrão nem empregado, nem miséria nem riqueza extrema." FBES

acesse o site http://www.fbes.org.br e saiba mais sobre o movimento da economia solidária, suas práticas e parceiros que realizam atividades, campanhas pela lei da economia solidária, marchas, feiras

segue um texto publicado no site do Fórum Brasileiro de Economia Solidária
"Dia da Economia Solidária: 2011 foi um ano histórico para o movimento!

15 de dezembro de 2011
por Secretaria Executiva do FBES

O ano de 2011 marcou todo o movimento nacional de economia solidária, demos um grande passo para o fortalecimento da identidade desta alternativa política, econômica, ambiental e social pela construção de um outro mundo e uma nova sociedade: justa, solidária, autogestionária e sustentável. Atividades de várias dimensões ocorreram e estiveram relacionados na maior divulgação da economia solidária na sociedade e junto ao poder público federal e locais, no avanço de diversas iniciativas produtivas e educativas, e ainda, no maior diálogo e construção conjunta com outros movimentos sociais.

Este ano consolidou certezas e desafios para o movimento no país, que estão expressados na construção da V Plenária Nacional de Economia Solidária, cujo tema é "Economia Solidária: o bem viver, a cooperação e a autogestão para um desenvolvimento justo e sustentável", e em seus objetivos de consolidar o movimento de economia solidária e ampliar os diálogos, articulações e convergências com outros movimentos sociais. 2012 já têm um caminho desenhado que o movimento aprofundará para o próximo período.

Nesta rápida retrospectiva do ano de 2011, trazemos os fatos e atividades destacadas em três grandes blocos de pautas: do movimento de economia solidária, com outros movimentos sociais nacionais e internacionais e com o Estado."

http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=61&Itemid=57

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Abertura da exposição “Questions/ Questões”

Na próxima quarta-feira, dia 14 de dezembro tem abertura da exposição “Questions/ Questões” de Sérgio Canfield. O evento inicia as 19h30 na Galeria Municipal de Arte da Fundação Cultural de Itajaí, situada à Rua Lauro Müller, n° 53 – Bairro Centro. A mostra permanecerá aberta à visitação até o dia 20 de janeiro de 2012.

Junto com a abertura haverá o lançamento de três livros, são eles: “Bem-Vindo à Escuridão”, de Fernando T. Moraes, “Na Arte do Pandeiro”, de Ricardo Dominguez e “Quando Cai um Rio do Céu”, de Daniel Rosa dos Santos.

“Bem-vindo à Escuridão” é um livro que reúne 16 contos de suspense. Já “Na Arte do Pandeiro” o leitor encontrará informações básicas para tocar o instrumento e “Quando Cai um Rio do Céu” é um livro inspirado na enchente de 2008 – que deixou noventa por cento da cidade de Itajaí (SC) submersa ou alagada.

O que? Abertura da exposição “Questions/ Questões” elançamento de 3 livros.
Onde?Galeria Municipal de Arte da Fundação Cultural de Itajaí, situada à Rua Lauro Müller, n° 53 – Bairro Centro.
Quando? Quarta-feira, dia 14 às 19h30.

Palestra sobre emigração Italiana em Nova Trento

Acontece dia 14 de dezembro, quarta-feira, às 20h a cidade de Nova Trento receberá Renzo Maria Grosselli e Ivette Marli Boso, dois renomados pesquisadores sobre a emigração trentina.
O evento acontece na sede da Associação São Virgílio Pró-anciãos – La Casa dei Nonni, promoção da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Trento, e conta com apoio do Circolo Trentino de Nova Trento, CDL , Casa dei Nonni e NEOTUR.

Renzo Maria Grosselli é sociólogo, doutor em História e já publicou dezenas de livros de cunho histórico-antropológico sobre a emigração trentina e italiana no mundo e, particularmente, para o Brasil. Escreveu também alguns livros de poesia e trabalhou no campo da história oral. Atualmente trabalha como jornalista no jornal “LAdige”, de Trento. Ivette Marli Boso, esposa de Grosselli é neotrentina e graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade de Trento (Itália). Tem um livro publicado intitulado “Noialtri chi parlen tuti em talian”, resultado de sua pesquisa sobre o dialeto italiano praticado no Brasil e, em especial, em Nova Trento.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

SESC OFERECE TEATRO EM DOSE TRIPLA EM ITAJAÍ

Espetáculo “EXPERIMENTO CIRCO” (Teatro de rua)

Quando: Ter. 06/12 às 18h

Onde: Calçadão Hercílio Luz

Quanto: GRATUITO

SINOPSE: Na comunicação entre o circo tradicional e o contemporâneo, quatro personagens se juntam para dar vida a uma série de números circenses dentro de um espetáculo com a linguagem popular do circo de rua. Risco, surpresa, imaginação e cumplicidade como público, geram uma química união entre crianças e adultos, tornando-o um espetáculo para todas as idades. A música tocada ao vivo e a boa escolha dos fundos musicais, faz ressaltar a fineza e precisão da movimentação dos atores. O espetáculo mescla linguagens de expressão teatral, música, dança e técnicas circenses como: arame, malabarismo, mão a mão, diabolô, malabarismo com fogo, tecido, doble trapézio. www.circoamarillo.com.ar

que: Espetáculo “PASSARÓPOLIS” (Teatro de rua)
Quando: Qua. 07/12 às 18h

Onde: Calçadão Hercílio Luz

Quanto: GRATUITO

SINOPSE: Fugindo de seus credores, dois homens compram um pássaro que os levará ao reino das aves. A ordem que lá existia é tumultuada com a chegada dos dois, que sugerem mudanças radicais na estrutura daquele espaço. Em um mundo onde todos querem ter vantagens, a lábia é a melhor arma. Nem mesmo os deuses do Olimpo estarão a salvo das trapalhadas causadas pela ambição de homens e aves.






O que: Espetáculo “BARRO, DA OBRA DE MANOEL DE BARROS” (Teatro de rua)

Quando: Sab. 10/12 às 19h

Onde: Calçadão Hercílio Luz

Quanto: GRATUITO

SINOPSE: Trabalho de rua construído dentro do projeto “poesia ao pé da rua”do SESC-Prainha. Feito de colagens de poemas do poeta sul-matogrossense Manoel de Barros, “barro” é o espetáculo que mais circulou no grupo depois de “O marinheiro” e até a “Galinha Degolada”. Motivou e participou da criação da Mostra de Teatro de Rua da Grande Florianópolis, que teve duas edições realizadas, em ambas com a presença deste espetáculo. A radicalidade de barro está na sua proposta extremamente simples. Continuando a pesquisa do ator criador, “barro” lança um grupo de atores a uma cena performática na rua. A beleza da palavra do poeta é a provocação maior, e o trabalho doa atores é dar corpo a toda situação criada por ele.

Setor de Cultura - SESC-Itajaí-SC
Fone: (47)3349-4096 / 9946-3388

sábado, 3 de dezembro de 2011

Regata em Itajaí terá barcos construídos pelos próprios velejadores

Barcos monotipos, bateiras e Shellback estarão na disputa

O evento que a Associação Náutica de Itajaí (ANI) está promovendo com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) contará com barcos feitos pelos próprios velejadores. A Regata ANI-IFSC será disputada amanhã (sábado), com largada às 14 horas na localidade Saco da Fazenda, na cidade portuária catarinense de Itajaí.

Além de vários monotipos e bateiras, os barcos Shellback também estarão na disputa, construídos na oficina da ANI pelos alunos adultos que passaram pelo curso de construção naval amadora ao longo de seis meses. O custo total, entre material e aula, foi de R$ 3,2 mil: “Este projeto vem justamente para quebrar o paradigma de que, para velejar, tem que ser rico ou ter muito dinheiro. Muito pelo contrário, basta ter vocação, vontade e determinação”, diz o diretor-presidente da ANI, Claudio Copello.

A Regata ANI-IFSC marca o encerramento das atividades da Associação em 2011 e será disputada com o mesmo espírito que norteia o trabalho da entidade: entrosar a comunidade local no meio náutico. “Estamos resgatando a cultura marítima da cidade e aproximando a população do mar”, completa Copello.

A ANI foi fundada em 2001 e desenvolve um trabalho de inclusão social através da vela. Procura desenvolver a mentalidade náutica em crianças e jovens da rede de ensino municipal, através de uma série de atividades.

Classes e categorias em disputa na Regata ANI-IFSC:

Bateira Casal - para casais com o objetivo de agregar a família em torno da vela
Bateira Iniciante - para os alunos da rede municipal de ensino que estão no projeto Navegando pela Cidadania e ainda não participaram de regatas
Bateira Veterano - para os alunos, ex alunos e adultos que já velejam e participam de regatas
Shellback - classe especial para os alunos do curso de construção naval amadora, com a participação de todas as turmas que concluíram seus barcos nos anos anteriores
Monotipos - para os velejadores mais experientes que competem com barcos Laser, Dingue, Holder, Hobie Cat, etc.

http://www.nautica.com.br/noticias/viewnews.php?nid=ult96bc8455a55cf353cec2845a34ffc907

Arrastão Cultural do Ponto de Cultura Pescadores de Cultura

Onde Ponto de Cultura Pescadores de Cultura - Associação Cultural Baiacu de Alguém, Rua Padre Lourenço R. de Andrade, 650 - Santo Antônio de Lisboa

Descrição A arte pede passagem no Distrito de Santo Antônio de Lisboa com o Arrastão Cultural, que será realizado neste sábado dia 3.12 á partir das 16hs na sede do Ponto de Cultura.

O evento marca o encerramento das atividades das oficinas culturais e será apresentado em forma de... espetáculo, destinado a toda comunidade e apresentado por professores e alunos das oficinas e convidados especiais.

O Arrastão Cultural é uma iniciativa do Ponto de Cultura Pescadores de Cultura – Associação Cultural Baiacu de Alguém e tem o propósito e a proposta de levar a comunidade atrações culturais, educativas e de caráter interativo desenvolvidas durante o ano nas oficinas.

O Arrastão vai percorrer as ruas de Santo Antônio de Lisboa chegando até a Praça Roldão, onde serão realizadas apresentações de música, teatro, dança, cantorias, performances diversas, exposições, projeção de curtas, animação e muito mais!

Em caso de chuva o evento será realizado na sede do Ponto de Cultura.

Prestigie!
http://pescadoresdecultura.educardesign.net/

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dia Internacional do Não Uso de Agrotóxicos

Em 03 de dezembro se comemora o Dia Internacional do Não Uso de Agrotóxicos,
com o objetivo de fazer um chamado à reflexão e tomada de consciência por
parte dos governantes sobre o grave problema social e ambiental gerado pela
fabricação, uso e disposição final dos agrotóxicos.
O dia foi escolhido para lembrar o Desastre de Bhopal, ocorrido em 03 de
dezembro de 1984, na região de Bhopal, Índia, quando uma fábrica da empresa
Union Carbide deixou vazar 27 toneladas do gás mortal isocianato de metila.Meio milhão de pessoas foram expostas, das quais até o
momento 25 mil já morreram.
A data foi estabelecida pelas 400 organizações de 60 países que compõem a
Rede de Ação contra Pesticidas (PAN International – Pesticides Action
Network).
Atualmente, em Bhopal, 100 mil pessoas são doentes crônicas pelos efeitos
desse desastre. Essas doenças incluem cegueira, transtornos respiratórios e
ginecológicos. O lugar nunca foi devidamente descontaminado e segue
envenenando os moradores de Bhopal. Outras 30 mil pessoas estão doentes pela
contaminação de seus poços e encanamentos com produtos químicos que escapam
das instalações abandonadas, cheias de venenos.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011



"...Liberdade, essa palavra
que o sonho humano alimenta
que não há ninguém que explique
e ninguém que não entenda..."

Cecília Meireles

Sarau Modinhas Brasileiras no Palácio Cruz e Sousa

Reviver os saraus dos séculos XVIII e XIX, essa é a proposta do Sarau Modinhas Brasileiras que será realizado no dia 1 de dezembro no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, casa administrada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro de Florianópolis. O evento irá recriar o ambiente de um sarau, com apresentações de música e poesia.
O projeto é parte do Programa de Extensão VivaVoz, promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Ceart. O Sarau contará com a participação especial do professor do Departamento de Música da Universidade, Marcos Holler (cravo) e do professor do Departamento de Moda, Lucas da Rosa (criação e confecção dos figurinos), além de alunos dos cursos de Música e Teatro da instituição.

A modinha é uma das manifestações mais antigas da canção em nosso país, com abordagem lírica e sentimental do amor. Seu auge se deu na segunda metade do século XVIII. No sarau, as canções serão acompanhadas por cravo e violão e os participantes poderão também recitar poesias de forma espontânea.

Ficha técnica:

Coordenação / Direção Geral: Profa. Alicia Cupani

Cravo:
Prof. Marcos Holler
Felipe P. Schlichting

Figurinos:
Prof. Lucas da Rosa Priscila Mello
Beatriz Freitas

Bolsista VivaVoz: Rafael Reüs

Integrantes:
Carlos Rafael Porto
Eduardo João das Neves
José Claudio Mezzalira
Lorena Piacente Nazário
Luis Eduardo Silva
Luisa Claire Reckziegel
Luiza Faé Mantovani
Miguel Philippi
Natacha Kamila Vieira
Rodrigo Piveta Werlang
Rafael Reüs

Serviço: O que: Sarau de Modinhas Brasileiras
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa
Quando: 01/12/2011, às 19h
Entrada gratuita

FONTE: Assessoria de Imprensa FCC

Pesca artesanal da tainha em Florianópolis é tema de exposição

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, recebe até o dia 22 de dezembro a exposição fotográfica Nossa Pesca. Nas imagens, o registro da tradicional pesca artesanal da tainha em Florianópolis.


Cerca de 30 fotografias estão expostas na parte externa do Palácio. As imagens foram extraídas do livro Nossa Pesca: um retrato da pesca da tainha em Florianópolis, de Eduardo Cassol e Filipe Quintanilha, e foram tiradas entre maio e julho de 2011.

O público poderá ver um pouco de como é feita a pesca, que faz parte da cultura dos açorianos que colonizaram a Ilha de Santa Catarina. São retratadas todas as etapas, desde o preparo das redes até a contagem dos peixes após a realização do trabalho em conjunto entre os pescadores.

Exposição Nossa Pesca
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro, 227 - Centro - Florianópolis) de 29 de novembro a 22 de dezembro de 2011, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados e domingos, das 10h às 16h
Gratuito

FONTE: Assessoria de Imprensa FCC

símbolo do apoio e da luta contra a AIDS

A História da Fita Vermelha...
O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de Nova York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de Aids. A Atriz Elizabeth Taylor patrocinou a confecção do símbolo.

O Visual Aids tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do vírus, divulgar as necessidades dos que vivem com o HIV/Aids e angariar fundos para promover prestação de serviços e pesquisas.

O laço vermelho foi escolhido pela sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.

Foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991.

Ele se tornou símbolo popular entre as celebridades nas cerimônias de entrega de outros prêmios e virou moda. Por sua popularidade, alguns ativistas ficaram preocupados com a possibilidade de o laço se tornar apenas um instrumento de marketing e perdesse sua força, seu significado. Mas, ao contrário disso, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a Aids, reforçando a necessidade de ações, pesquisas e, principalmente, de solidariedade aos que convivem com o HIV/Aids.

http://vanguarda-esperanca.blogspot.com/2010/07/historia-da-fita-vermelha.html