segunda-feira, 28 de novembro de 2011

II Mostra de economia solidária

Florianópolis sedia, no dia 1º de dezembro, a II Mostra de Economia Solidária de Santa Catarina. O objetivo é afirmar a economia solidária como estratégia para uma política sólida de desenvolvimento sustentável. O evento será realizado das 9h às 16h, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, RuaVictor Meirelles, 198, Centro.

A economia solidária, cujas raízes históricas se encontram nas organizações dos trabalhadores como alternativas para a valorização da melhoria da qualidade de vida no trabalho e na construção de uma sociedade justa e democrática está baseada na solidariedade, na cooperação, no trabalho associado, no consumo consciente, na autogestão, na sustentabilidade, no respeito à natureza e na promoção da dignidade humana.

O evento é uma realização do Fórum de Economia Solidária de Florianópolis, com Apoio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Santa Catarina, Secretaria Nacional de Economia Solidária/MTE.

http://noticias.ufsc.br/2011/11/25/mostra-de-economia-solidaria/

A economia solidária é movimento que busca contrapor os princípios de produção, comercialização e distribuição de riquezas inerentes ao sistema capitalista, buscando novas relações (sociais, economicas e ambientais) contrárias:

- à alienação em relação ao processo do trabalho como um todo;

- às desigualdades sociais (poder e riqueza na mão de uma minoria, pobreza para a maioria); e
- aos desequilíbrios ecológicos - visto que grandes corporações tendem a se preocupar mais com o lucro e menos com os danos ambientais que o seu crescimento desenfreado causa.

E como visto, o desenvolvimento territorial busca expandir com base nesta economia solidária, levando em conta que seu crescimento necessita do envolvimento das pessoas:

- de forma associativista e cooperativista (cada um contribuindo com o seu melhor, com o que é possível dentro de seus parâmetros);
- participando do processo desde sua implementação até o produto final (propriedade da economia solidária que tem características também do comércio justo); e
- tendo em mente o equilíbrio ecológico (fator essencial para harmonizar as relações entre pessoas, desenvolvimento territorial e natureza).

http://www.sebrae.com.br/customizado/desenvolvimento-territorial/temas-relacionados/economia-solidaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário